Publicado por: Eduardo Bezerra | Março 30, 2011

O descanso do guerreiro

E lá se foi José Alencar. O homem que acostumamos diariamente a dizer que morreria na próxima internação e, pouco tempo depois, em cada vitória, intitulá-lo imortal. Sua luta contra o câncer, algumas vezes, fez muita gente (e nesta, incluo-me) pensar de maneira pequena que esta sobrevida se dava por conta das benesses que suas finanças o garantiam, como os melhores médicos, hospitais, medicamentos. Envergonhado, não consegui pensar isso por muito tempo. Os ricos também morrem de câncer. Uma parte, bem mais rica que ele, até de maneira mais acelerada. Seu caso era outro: amor à vida!

Como político, foi particularmente respeitado e querido por todos. Conseguiu romper até com a fleuma da esquerda em uma postura, muitas vezes, mais radical que aqueles que sempre ostentaram suas camisas vermelhas ornadas com martelos, foices e estrelas. Não era inocente, era empresário e possuía seus interesses. Menos impostos, mais rendimento livre, mais consumo, mais lucro. Fórmula simples. Mas quem não possui seus interesses?

À exceção de uma mal-explicada paternidade não reconhecida, nada que fosse de conhecimento geral conseguiu manchar sua biografia. Sem ser conhecido pela população além das Minas Gerais, conseguiu ser fator decisivo para uma eleição presidencial. Nasceu para a política e para os negócios. Obteve êxito em ambos. Era carismático na mesma medida em que foi firme defensor de suas ideias.

Poucas são as pessoas que conseguem ser vitoriosas na queda, na cena final. Apenas a arte consegue fazer isso com constância por representar a nossa forma de sermos super. Na vida real não depende só de nós, de nossa imaginação, por isso poucos são tão gloriosos. A morte é nossa derradeira derrota. José Alencar não venceu a última batalha, mas venceu uma guerra e tanto. Como ele mesmo dizia: “Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: