Publicado por: Eduardo Bezerra | Dezembro 3, 2008

Sejam Bem-Vindos e Bem-Vindas!!!!

Oi, pessoal.

Talvez seja um pouco mais educado de minha parte uma breve apresentação e o intuito deste blog. Meu nome é Eduardo Bezerra, recifense de nascimento e paixão, graduei-me em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Tenho 30 anos e atualmente sou mestrando em saúde pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aqui em Recife. Também no CPqAM concluí minha especialização em saúde pública há dois anos.

Vocês podem se perguntar o que um biomédico faz na internet falando “sobre as cidades”… Este blog é parte informal de minha pesquisa para o mestrado. Intitulada “A Violência e o Acesso à Cidade no Município de Recife-PE”, nesta pesquisa faço algumas reflexões sobre a estrutura que gera as situações de violência na cidade de Recife. Porém, o aspecto fundamental, a coluna dorsal da proposta, é saber como a cidade, seu histórico, identidade e particularidades contribuem para este fenômeno tão discutido atualmente.

Procuro não observar a violência apenas em seu aspecto finalístico. Tentar compreender a estrutura que gera os processos agressivos são de um caráter essencial para a construção de políticas públicas para a sociedade. E é aí que o estudo sobre as cidades tem aspecto preponderante para a minha pesquisa. Observar os processos de sociabilidade, como a mobilidade influencia na relação entre as pessoas, o acesso à estrutura urbana. Mas isso é coisa para conversar aos poucos, gradativamente.

Este blog é um espaço para discussões, permuta de materiais, sugestão de bibliografia e correção de trajetória, além de um ou outro elogio (é bom para amenizar o sofrimento de uma alma corrompida pelas idas e vindas características da concepção de uma dissertação). Mandem links de seus blogs e me ajudem a construir este espaço.

Um grande abraço e, mais uma vez, sejam bem-vindos e bem-vindas.


Deixe uma Resposta

Categorias

